Biotecnologia de Leveduras
Os fungos unicelulares, as leveduras, apresentam características metabólicas que permitem seu uso de forma prática na produção de alimentos e bebidas.
As fermentações industriais com leveduras contribuem significativamente para a economia. Anualmente, centenas de toneladas de leveduras produzidas para a utilização na produção de pão, vinho, cerveja, bebidas destiladas, cidra, saquê e licores.
Considerando ainda o potencial biotecnológico das leveduras, microrganismos dos gêneros Saccharomyces, Kluyveromyces e Candida são capazes de fermentar diferentes açúcares a etanol. É de particular importância para o Brasil a produção de álcool combustível por fermentação da sacarose do caldo da cana-de-açúcar, tendo em vista ser o país, juntamente com os Estados Unidos, os maiores produtores mundiais de etanol combustível.
O etanol está sendo cada vez mais valorizado internacionalmente como combustível líquido, em comparação à gasolina, derivada do petróleo. Produzido a partir de recursos renováveis, não contribui para o efeito estufa e suas conseqüências, como as grandes modificações climáticas que estão afetando negativamente a Terra.